Ciências na Escola

Pressão do ar 1





Material

1 Copo de material transparente
1 Chumaço de algodão
1 Recipiente com água



A professora ajeitou o chumaço de algodão no fundo do copo. Com cuidado, em posição vertical, emborcar o copo no fundo do recipiente com água. Segurar o copo nessa posição por um tempo – 1 ou 2 minutos. Retirar, então, o copo da água, tomando o cuidado de mantê-lo sempre alinhado na vertical.
Ao ser introduzido no copo, o chumaço de algodão estava seco. E após a experimentação, ele permaneceu seco devido a presença do ar.

Pressão do ar 2




Material

1 Copo transparente
1 Folha de papel A4
Agua



Inicialmente a professora encheu um copo com água. Em seguida, ela colocou uma folha de papel sobre o copo e a manteve presa sobre a boca do copo por um tempo.
Depois, a professora virou o copo totalmente, deixando-o com a boca voltada para baixo. Então ao virar o copo, a água do copo não caiu e a folha de papel ficou grudada na boca do copo tapando-o devido a pressão do ar.


Germinação




Material

3 Feijões
Algodão
1 Recipiente pequeno (caixa, copo descartável, etc)
Agua

Com alguns grãos de feijão sobre o algodão, simbolizando o solo e sendo regado com água, durante alguns dias, observamos o desenvolvimento de uma planta. Assim, foi possível perceber a importância do solo, da água e da luz para o desenvolvimento das plantas.


Combustão no copo




Material

1 Vela
Fósforos
1 Copo de vidro transparente

Escolha uma superfície plana para realizar o experimento, se preferir, utilize pires como suporte.
Acenda a vela e fixe-a sobre o suporte, em seguida pegue o copo e coloque sobre a vela acesa. Ao colocar o copo sobre a vela, armazenamos uma porção de oxigênio entre o copo e o suporte. A vela permanece acesa até acabar o oxigênio existente dentro dele, a partir deste instante a vela se apaga.