LIEd

A TECNOLOGIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DENTRO DA ESCOLA
O computador é uma ferramenta muito útil no processo de ensino-aprendizagem, sendo um estímulo às pesquisas, ao raciocínio e até mesmo diminuindo a evasão escolar.
Em questão de poucos anos, a tecnologia tornou-se o aspecto mais relevante da sociedade, e de tal maneira que, ter acesso ou não à informação pode se constituir em elemento de discriminação, havendo um distanciamento entre os que conhecem e desconhecem o funcionamento dos computadores. A Informática vem adquirindo cada vez mais relevância no cenário educacional. Sua utilização como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vêm aumentando de forma rápida entre nós. Nesse sentido, a educação vem passando por mudanças estruturais e funcionais frente a essa nova tecnologia. Na educação, as tecnologias têm uma função de grande relevância, auxiliam na mediação pedagógica, aumentam a interatividade entre aluno e professor, levando um mundo de conhecimento para dentro da sala de aula, através de várias formas, principalmente a Internet que vem se desenvolvendo muito rapidamente; Além da formação e qualificação dos docentes e têm uma colaboração na mudança de paradigmas tradicionais em relação ao processo de ensino e aprendizagem, ou seja, elas se apresentam como uma nova maneira de ensinar e aprender. Diante dessa situação, é importante que o Laboratório de Informática seja mantido na escola, porque ao adaptar a Informática ao currículo escolar, estaremos utilizando o computador como instrumento de apoio às matérias e aos conteúdos lecionados, além da função de preparar os alunos para uma sociedade informatizada.

                                                                                          PROINFO
O ProInfo, inicialmente denominado de Programa Nacional de Informática na Educação, foi criado pelo Ministério da Educação, através da Portaria nº 522 em 09/04/1997, com a finalidade de promover o uso da tecnologia como ferramenta de enriquecimento pedagógico no ensino público fundamental e médio.
O funcionamento do ProInfo se dá de forma descentralizada, existindo em cada unidade da Federação uma Coordenação Estadual, e os Núcleos de Tecnologia Educacional (NTE), dotados de infraestrutura de informática e comunicação que reúnem educadores e especialistas em tecnologia de hardware e software.
A partir de 12 de dezembro de 2007, mediante a criação do Decreto n° 6.300, o ProInfo passou a ser Programa Nacional de Tecnologia Educacional, tendo como principal objetivo promover o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação nas redes públicas de educação básica.

LIEd ( Laboratório de Informática Educativa)
O Laboratório de Informática Educativa da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Maria da Luz Gotti”, entrou em funcionamento no ano de ____, usufruindo de __ computadores novos em rede, Internet, sendo utilizado o sistema operacional Linux Educacional 3.0.
Atualmente conta com um Mediador, que atende nas Terça-Feiras, Quarta-Feiras, Quinta-Feiras e Sexta-Feiras, com uma carga horária de 18h semanais no entanto o LIEd está disponível todos os dias para atendimento aos professores em todos os horários. As visitas ao LIEd são registradas em um cronograma, assinado pela Coordenadora Pedagógica, Diretora Escolar e pelo próprio Mediador. Os professores devem fazer um plano de aula antes de visitar o LIEd, nesse plano deve constar a turma, a disciplina, o tema da aula e o tipo de trabalho (pesquisa, digitação, jogos, etc).